Pref ver RMB conferem obras JP2Mais um grupo de representantes do povo viu de perto o prolongamento da Avenida João Paulo II. Como parte das visitas técnicas que vêm sendo feitas no canteiro das obras, o governador Simão Jatene levou, nesta segunda-feira (28), prefeitos e vereadores da região metropolitana de Belém para conferir o andamento dos trabalhos, que seguem em ritmo acelerado. Quando pronta, a via será a nova opção de entrada e saída da cidade, melhorando a mobilidade urbana e cumprindo o papel de proteger o Parque Ambiental do Utinga e os lagos Bolonha e Água Preta, mananciais que abastecem a capital paraense.

Participaram da visita os prefeitos de Belém, Zenaldo Coutinho; Manoel Pioneiro, de Ananindeua, e Mário Filho, de Marituba. Eles percorreram os 4,7 quilômetros da nova avenida, que terá duas pistas para tráfego geral, cada uma com 10,5 metros de largura, divididas em três faixas com 3,5 metros cada. Antes da visita à obra, o diretor geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), César Meira, fez uma rápida apresentação sobre o projeto e destacou o empenho do Estado em concluí-lo até o fim deste ano. “É, sem dúvida, uma obra da maior importância na integração desta região, que trará mais qualidade de vida para a população”, disse.

Durante a apresentação, Simão Jatene enfatizou a importância de gerir com responsabilidade os recursos públicos para que o imposto pago pela população seja convertido em obras nas mais diversas áreas. Ao destacar a grandiosidade do projeto de prolongamento da João Paulo II, o governador lembrou que a via é mais que uma avenida asfaltada: ela representa a integração com foco na gestão ambiental, pois foi pensada para salvaguardar a riqueza da fauna e flora existentes no Parque do Utinga. “Por isso os chamei aqui: para mostrar a vocês, representantes da população que os elegeu, a importância dessa obra no que diz respeito a melhores condições para aqueles que aqui vivem”, afirmou.

Parcerias

Para o prefeito Zenaldo Coutinho, ao fazer o prolongamento da João Paulo II, o governo do Estado resgata o compromisso de assegurar mais infraestrutura e mobilidade urbana aos moradores não apenas de Belém, mas de toda a região metropolitana. “É um projeto da maior importância, que abre uma nova opção de saída da cidade e preserva os recursos naturais que temos em abundância na capital, dentro do Parque do Utinga. Estou muito feliz em ver o estágio dessa obra e o tamanho dela”, assinalou.

O prefeito Manoel Pioneiro lembrou que a obra da João Paulo traz benefícios imediatos aos moradores de Ananindeua, que vão poder usufruir de uma nova rota e de todos os equipamentos urbanísticos que ela comporta. “O governo do Estado está de parabéns por levar adiante um projeto dessa magnitude. Tenho certeza que nós, representantes eleitos dos cidadãos da região metropolitana, saímos daqui confiantes de que essa obra vai mudar a cara de Belém”, disse.

Infraestrutura

Na maior parte de sua extensão, a nova avenida terá 2,5 metros de acostamento, 2,5 metros para ciclovia bidirecional, 2,0 metros de calçada do lado esquerdo e 1,2 metro do lado direito, respeitando todos os preceitos legais de acessibilidade. A via será separada por canteiro central, com largura variável. Também contará com drenagem, iluminação pública e monitoramento de segurança. Sete passarelas para pedestres serão implantadas ao longo da via, às proximidades dos seis pares de pontos de ônibus urbanos.

Outra importante função da avenida é a preservação ambiental, pois ela funcionará como uma barreira física e sanitária para a Área de Preservação Ambiental (APA) de Belém. O projeto conta ainda com um sistema de fitorremediação, para captação e tratamento de águas provenientes das seis bacias de contribuição, que hoje são lançadas diretamente no Parque do Utinga, o que diminuirá a contaminação dos mananciais e reduzirá o índice de doenças causadas por mosquitos, trazendo mais saúde e qualidade de vida para a comunidade. No projeto a composição paisagística se harmonizará com o Parque do Utinga, o que fará da nova João Paulo II uma das avenidas mais belas de Belém e novo ponto de contemplação da natureza, entretenimento, esporte e lazer.

 

Por Luiz Carlos Santos